O que é e quais as vantagens de embrulhar ou vinil em automóveis?
Uma tendência muito popular no mundo da personalização de carros.
Uma das tendências no tuning de carros é mudar a cor da tinta por meio do vinil personalizado, também conhecido como wrapping. Esta modalidade começou há alguns anos com traços ou gráficos na carroçaria, para proporcionar um certo grau de esportividade; No entanto, hoje em dia esta modalidade chegou ao ponto de abranger todo o corpo.
Basicamente, esta técnica permite alterar a cor da carroçaria, mas sem o processo de pintura clássico, o que permite voltar ao tom original quando quiser simplesmente removendo o material. Mais uma vantagem é que, além de mudar de cor, determinados vinis permitem dar textura ao veículo.
Outra vantagem é que, se você não quiser aplicar o vinil completamente, pode personalizar o carro cobrindo apenas os retrovisores laterais, a grade dianteira ou o teto, por exemplo. Além disso, o embrulho oferece uma variedade infinita de cores ou a possibilidade de personalizar a cor ou os gráficos, algo que seria extremamente caro ou impossível se feito através de tinta.
Embora tudo isso seja maravilhoso, como sempre você tem que levar em conta a qualidade do vinil e quem o aplica. Isto é extremamente importante, uma vez que os materiais de alta qualidade não costumam reagir quimicamente com a pintura do automóvel.
Mais um ponto a considerar é que mesmo sendo um envoltório de excelente qualidade, os raios UV interferem na durabilidade. Se o material for bom, instalado corretamente e com manutenção ideal, pode durar três anos.
Embora colar um vinil no corpo pareça que pode ser feito em casa, esta técnica requer habilidade e experiência. Quanto maior for e quanto mais arestas tiver a superfície em questão, mais precisão é necessária. Mesmo para os gráficos menores, você precisa ser claro sobre como preparar a superfície e manipular o vinil, a fim de alcançar os melhores resultados e fazer o produto durar o tempo que deveria.
Agora, em relação ao custo, um envoltório de boa qualidade – material e aplicação – não tem um custo específico, pois depende do tipo de gráfico, do tamanho e se você quer detalhar o veículo em sua totalidade (para-lamas, alças, molduras, espelhos).
Em termos de manutenção, o vinil adesivo para veículos deve ser mantido da mesma forma que a pintura. É essencial limpá-lo regularmente; caso contrário, a sujidade irá aderir ao veículo. Para evitar isso, recomenda-se lavá-lo sob pressão ou lavá-lo à mão com shampoo automotivo. No caso do wrap mate e/ou texturizado, ele precisa de mais atenção do que superfícies brilhantes, pois o pó fino é mais facilmente depositado nesses tipos de acabamentos.