Chamada para rede móvel nacional
(+351) 928 055 482

Como cuidar do seu veículo em dias de chuva

BMW na chuva na cidade

As estações chuvosas são geralmente ótimas para a natureza, mas não tanto para o seu veículo. As chuvas podem acumular água e lama em áreas que podem criar ferrugem e problemas elétricos no seu carro. A boa notícia é que, com algumas dicas, você pode evitar isso ou, pelo menos, reduzir significativamente seu impacto, aumentando a vida útil de muitas das peças do seu veículo e economizando dinheiro em reparos caros.

Mantenha-o limpo

À primeira vista, parece tão bom que seu carro está sendo lavado pelas chuvas. Mas a verdade é que a própria água da chuva está poluída. As gotículas de água são misturadas com partículas em suspensão e poeira.

Sempre que sair no seu carro, é benéfico limpá-lo com um pano macio que retire o pó e a sujidade do corpo, porque se estas partículas se depositarem sobre ele podem danificar a pintura.

Lembre-se também de limpar sob a tampa do capô e do porta-malas. As folhas tendem a ficar presas embaixo delas, o que acaba entupindo as calhas de drenagem de água.

Protege a parte inferior

A parte inferior de um carro está exposta à maior parte do desgaste durante a chuva forte. Água lamacenta, pedras, gordura, sujeira e buracos são as principais fontes de partículas que grudam na parte inferior de um veículo.

Estas partículas indesejadas resultam na corrosão e formação de ferrugem dos componentes da parte inferior da carroçaria.

Em épocas de chuvas intensas, peça ao seu mecânico para verificar se há ferrugem e corrosão nos componentes da parte inferior da carroceria. E também pedir-lhes para verificar se há quebras ou rachaduras lá.

Mantenha os faróis limpos

Os faróis e as luzes traseiras são importantes não só para iluminar o seu caminho, mas também para dizer aos outros condutores onde está. Isso se torna ainda mais importante quando chove, pois a visão dos motoristas na estrada pode ser prejudicada devido a problemas de visibilidade, aumentando as chances de acidentes. É essencial que verifique se as luzes estão a funcionar corretamente antes de se apagarem.

Verifique se há vazamentos e rachaduras no vidro dos faróis, lanternas traseiras e indicadores. Repará-los ou substituí-los, conforme o caso. Verifique também o brilho das luzes sempre que fizer uma viagem.

Verifique os limpa para-brisas

Los limpiaparabrisas de un automóvil son uno de los componentes más importantes en el momento de un aguacero. Idealmente, estos deben reemplazarse todos los años, ya que se enfrentan a un gran desgaste que puede hacer que se sequen, agrieten y se vuelvan quebradizos.

Si no se reemplazan con frecuencia, pueden dejar rayas en el parabrisas y afectar su visión. Al cambiar sus limpiaparabrisas, asegúrate de comprar los que tengan la longitud adecuada de acuerdo con la marca y modelo de tu automóvil, y que tengan los clips de conexión adecuados.

Lado branco da carruagem, janela e espelho

Verifique os pneus

É importante ter pneus perfeitamente funcionais para fazer viagens seguras em uma estrada chuvosa. Certifique-se de que os pneus têm um bom piso. Se você tiver pneus rasos, não será seguro pilotá-los em condições de tempo chuvoso.

Tenha também cuidado para manter a pressão correta. Se os seus pneus tiverem baixa pressão, não conseguirão retirar água do seu caminho enquanto conduz. A pressão correta para os pneus do seu veículo pode ser encontrada no manual do proprietário ou na parte inferior da porta do motorista.

Verifique os travões

É de vital importância ter os devidos cuidados com os travões para evitar quaisquer riscos durante a condução. Os travões tornam-se menos eficazes quando ficam molhados, pelo que é necessário retirar o carro da água o mais rapidamente possível.

Se o problema persistir, deve corrigi-lo imediatamente por um profissional.

× Como posso ajudá-lo?